segunda-feira, 12 de outubro de 2015

História de um palhaço

Há uns 10 anos atrás, quando retornei a Presidente Venceslau, trabalhei como agente comunitária de saúde no ESF da Vila Sumaré. Como eu era sempre muito sorridente, acabava criando atritos no trabalho por conta de gargalhar demais em horas impróprias. 
Eu e a Andreia Marambaia Santos, amiga e parceira de trabalho, frequentávamos os acampamentos da igreja IPIB e ouvíamos as pregação do Palhaço Paulinho, um cara dedicado a trabalhos com crianças e adolescentes, onde falava da palavra de Deus de uma forma alegre e descontraída. 
Daí surgiu a inspiração de criar uma dupla de palhaços, no intuito de conseguir uma adesão maior de crianças para pesagem do programa Viva Leite, além de poder dar minhas gargalhadas (porque palhaço pode!). Fazíamos pipoca, distribuíamos pirulitos e bexigas, juntamente com a colaboração de toda equipe.Éramos conhecidas como "as palhacinhas".
Depois, começamos a brincar em festas infantis, fizemos apresentações para 3° idade e em igrejas. Mas com o tempo, eu e minha amiga tomamos rumos diferentes e o palhaço adormeceu na ribalta. Só no último dia das crianças, no Esf da Vila Luiza, como auxiliar de enfermagem, o palhaço despertou do sono melancólico e alegrou-se. Ressurgiu com outra parceria, Vilma Torquato, que também se inspirou com a minha criação.
Por de baixo da maquiagem e da roupa, um pouco mais madura e experiente, os meu olhos lacrimejaram por alguns instantes sem que ninguém percebesse, quando muitas crianças pediram para pintarem seus rostos como os nossos.Voltei a inocência de criança, onde a maldade do mundo nos abandona por alguns instantes. Um filme passou pela minha mente e um turbilhão de recordações boas acalentaram a minha alma. Presenciei mais uma vez a fidelidade de Deus e resumi em poucas palavras: "Tem coisas que Deus dá para gente aprender, e tem coisas que ele devolve quando a gente aprende". Feliz dia da crianças!

7 comentários:

  1. Parabéns ...tenho orgulho em ser sua irmã;... sua palhaça!!!! rs bju sua linda!!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Aninha, fiquei surpreso e feliz de saber que Deus lhe deu esse dom de levar alegria as pessoas principalmente jovens e adultos. Continue, pois, tudo que Deus nos aperfeiçoa e para sempre desejo muitas bênçãos em sua vida e família.

    ResponderExcluir
  4. Não para Aninha são por estes motivos que a vida nos tornam mais belo(a).
    Parabéns Pelo ótimo trabalho.
    Sidney

    ResponderExcluir